Nossa História/Missão

A História do Hospital do Coração inicia-se com a vida profissional do médico Cardiologista Dr. Irineu Lemes da Rosa Filho, que incentivado pelo professor Zerbini que dizia que ele poderia exercer a medicina em qualquer lugar do Brasil com mesma qualidade dos grandes centros desde que tivesse decência e honestidade.

Em 1977 Dr. Irineu decidiu exercer Medicina em Dourados, foi um dos primeiros profissionais da área da cardiologia a vir para Dourados.

Equipamentos cardiológicos como Monitores e desfibriladores eram transportados em seu próprio carro para os hospitais, e nessa trajetória surgiu a necessidade de montar um Serviço onde médico e paciente ficassem mais próximos.

Em 1979 nasceu a Clinica São Camilo mantenedora e administradora da Cardioclínica ,inicialmente com 5 apartamentos e 3 leitos de Unidade Coronariana, nessa ocasião recebemos a visita do Professor da USP Dr. Zerbini, o primeiro médico no Brasil a realizar transplante de coração. Em 1980 chega a Dourados Dr. Haroldo Pereira da Silva medico Cardiologista Competente, um ser humano bastante carismático que logo ganhou a simpatia de todos e muito contribuiu para a grandeza do Serviço de Cardiologia.

A seriedade e a vontade de vencer os desafios sempre foram almejadas por estes profissionais. A demanda foi aumentando e o local se tornou pequeno, em 1983 a Cardioclinica foi ampliado com mais 05 apartamentos. Porem o sonho de transformar Dourados em referência na área de cardiologia nunca deixou de ser perseguido por Dr. Irineu Lemes, agora junto com seu colega Dr. Haroldo Pereira da Silva.

Em maio de 1993 se instalava em Dourados os serviços de hemodinâmica e cirurgia Cardíaca. Dr. Irineu Lemes junto com os colegas Dr. João Jasbick Neto, Dr. Mauro Wanderley e Dr. Haroldo Pereira da Silva abraçaram a causa, contando com apoio das autoridades da época prefeito e do subsecretário de saúde do estado Dr. Afrânio Martins foi realizada a primeira cirurgia cardíaca em Dourados pelo médico cirurgião Dr. João Jasbick Neto., porem neste mesmo ano, D Irineu, a Cardioclinica e a cardiologia de Dourados sofre um duro golpe com o falecimento do competente medico Dr. Haroldo Pereira da Silva.

Com o surgimento do serviço de cirurgia cardiovascular, Dr., Irineu oferece a Cardioclica a um grupo de cardiologistas de Dourados que formaram o Instituto Douradense de Cardiologia( IDC) e assim permaneceu até 2002.

Em 2003 a família Lemes reassumiu o controle administrativo da instituição, que passou a ser chamado HOSPITAL DO CORAÇÃO. Iniciando um intenso trabalho de renovação em recursos humanos e tecnológicos.

A obstinação do Medico Irineu Lemes em fazer de Dourados um centro de referencia em Cardiologia fez com que em 31 de julho de 2008, inaugurasse quatro pavimentos para abrigar a Ala de Alta Complexidade.

O novo espaço comporta áreas de serviços como Cozinha e Lavanderia industrial, Vestiários, Bloco Cirúrgico com 03 salas Cirúrgicas e sala de RPA,, UTI com 12 leitos , Hemodinâmica de alta tecnologia.

O Bloco de Alta Complexidade consta com equipamentos importados de última geração, um deles está instalado somente em outros dois lugares do país. A manta que serve de piso da estrutura é a mais moderna anti-choque, as camas são todas canadenses automatizadas, com balanças acopladas para otimizar o pós operatório de cirurgias bariátricas, Monitoramento e ventiladores Cardíacos de alta tecnologia para o controle dos sinais vitais do paciente na área cardíaca e nas atividades cerebrais, e no espaço físico de cada leito fios em volta do paciente foram substituídos por um arco onde a parte elétrica, gases e acesso a internet estão embutidos, metodologias dos melhores hospitais do Brasil.

O Hospital do Coração em maio de 2011 entrega mais uma vez a sociedade de Dourados um novo bloco com 25 apartamentos, e mais 03 leitos de UTI ,ala específica para Internação de Cirurgias Plásticas (estética) e ala específica para tratamentos de Oncologia.

Em comprometimento com o conhecimentos a educação continuada o Hospital do Coração realiza a 17 anos simpósios de cardiologia para atualização científica a todos os profissionais Médicos e Paramédico da cidade e região.

MISSÃO – Ser uma instituição de saúde de excelência no cuidado, baseada no respeito e na valorização da vida.
VISÃO – Tornar-se referência regional para o atendimento hospitalar, contribuindo para a evolução na qualidade e segurança do cuidado.
VALORES – Busca do conhecimento , excelência, compromisso, reconhecimento, ética, amor

s